Sobre mim/ About me


Chamo-me Carla Filomena Silva. Além de muitas outras coisas, sou uma Portuguesa orgulhosa. Diria que sou acima de tudo apaixonada pela vida e pelo mundo, que observo em doce maravilhamento desde cedo...



O meu baptismo... My baptism


Em pequena, fascinada com o poder das palavras e da imaginação eu queria ser escritora,  mas cedo percebi que para isso precisava de estar quieta pelo menos durante algumas horas. Por isso tenho adiado esse projecto para quando for mais velhinha e o meu corpo já não me permitir andar mais aos saltos e correrias. Por razões que provavelmente um dia revelarei, nem sempre tive oportunidade de explorar a minha necessidade urgente de movimento. Mas com a minha entrada no liceu, começa a aventura no Voleibol (e exploração de outros desportos), que permaneceu uma paixão constante na minha vida ate hoje. Joguei, treinei todos os escaloes possíveis e toda a minha vida aconteceu à volta do Voleibol.




 
 

 

Adoro pessoas, adoro estudar, adoro desporto, dança e tudo que implique movimento e relações com os outros...

Em termos académicos, a minha paixão por literatura e cultura levou-me a frequentar o curso de Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses na Faculdade de Letras de Lisboa e depois disso ensinei português no liceu.
 
Aqui com Rui Mário Gonçalves, grande professor de literatura e artes plásticas!
In my Faculty of Literature, with my teacher of literature and art, Rui Mário Gonçalves.
 
 
Um pouco desiludida com o estado do ensino público em Portugal, ao fim de 5 anos, decidi começar de novo e tentar licenciar-me novamente em educação física e desporto, que eu tanto amava.... Durante a licenciatura eu fiquei especialmente sensibilizada com a falta de oportunidades de movimento para populações ditas especiais e pensei que gostaria de trabalhar nessa área. Em 2007/2008, após uma breve passagem pela escola pública novamente e desta ver para lecionar educação física, arrisquei novamente em partir para a Bélgica (Leuven) para realizar um mestrado em actividade física adaptada (Erasmus Mundus Master in Adapted physical activity).

 
David Howe, professor nesse mestrado, abriu-me as portas da estudo cultural e sociológico do desporto e de como a sociologia é importante para exigir um mundo mais justo socialmente. E desde então, esse tem sido o meu incentivo, contribuir para que o mundo do desporto seja mais justo socialmente e influencie outras áreas da sociedade. O meu doutoramento em Loughborough consistiu num estudo etnográfico da cultura do voleibol sentado no Reino Unido, e durante esse estudo eu procurei saber de que forma a participação no volei sentado desenvolve os participantes com deficiência do ponto de vista do seu desenvolvimento humano.
 
Neste momento, e aos 40 anos procuro partilhar o que tenho aprendido e contribuir para que o desporto volte a ser, acima de tudo, para desenvolvimento integral do ser humano. Continuo apaixonada pela vida, pelas pessoas, animais e natureza, e esperançosa de que ainda possa ter uma oportunidade para ajudar mais pessoas através do desporto.
 
E para terminar, fiquem com uma fotografia dos gatinhos mais amorosos, a minha querida Pipoca e Tibúrcio...


 
 
 
 








No comments:

Post a Comment