Saturday 11 January 2014

Do Paralympics empower people with impairments?

Os Jogos Paralímpicos ajudam as pessoas com deficiência?


Teresa, one leg amputee and Sitting volleyball thinks so:
Well, personally Paralympics have helped me to overcome the fear of exposing my impairment. Because I am an athlete, I am saying to society that I am strong, that I am capable, that I am not inferior. In a way, I think the only reason I expose my prothesis is because I have another identity to offer besides being disabled. I am disabled but I am also an athlete. I have proven my value, I respect myself more for that and people respect me more. I could have stayed at home, after my accident, but no. Me, that had never physically active while I was abled, I am now a Paralympian. I could easily just have stayed at home, feeling sorry for myself, but I am a fighter. I have proven my value. I think Paralympics are important to show other people with impairments who stay at home doing nothing and living on benefits that they can still do something, if they try hard enough!


Teresa, amputada de uma perna e jogadora de sentado voleibol pensa que sim:
Bem, no meu caso, participar nos Jogos Paralímpicos ajudou-me a superar o medo de expor a minha deficiência. Porque sou atleta, estou dizendo para a sociedade que sou forte, que sou capaz, que eu não sou inferior. De certa forma, acho que a principal razão para eu não ter medo de expor minha prótese é porque eu tenho uma outra identidade para oferecer além de ser deficiente. Eu sou deficiente, mas eu também sou um atleta. Eu provei o meu valor, respeito-me mais por isso e as outras pessoas também me respeitam. Poderia ter ficado em casa, após meu acidente, mas não. Eu, que nunca tinha fisicamente ativa quando não tinha qualquer deficiência, agora sou uma atleta. Eu poderia facilmente apenas ter ficado em casa, sentindo pena de mim, mas eu sou uma lutadora. Provei o meu valor, que sou capaz. Eu acho que Jogos Paralímpicos são importantes para mostrar a outras pessoas com deficiências que permanecer em casa sem fazer nada e vivendo de subsídios do Estado não é opção; que eles podem ainda fazer alguma coisa, se eles se esforçarem o suficiente! Eu sou um exemplo disso!

On the other hand, Adrian shows a darker side:
Adrian, living with multiple sclerosis, survives with a pension from the government which is barely enough to pay for a personal assistant and for the most basis expenses. After his health condition got worse he was forced to leave his job and had to hire a person to live with him permanently.

Por outro lado, Adrian mostra um lado mais sombrio:
Adrian, que vive com esclerose múltipla, sobrevive com uma pensão do governo, que é o suficiente para pagar um assistente pessoal e as despesas mínimas para sobreviver. Depois que o seu estado de saúde piorou ele foi forçado a deixar o emprego e teve que contratar uma pessoa para viver com ele permanentemente. 

Paralympics? How does that help me? First, any assemblance between the lives of those athletes and mine is pure coincidence. I could not see in the TV images anyone whose impairment ressembles to mine. Secondly, I barely have energy for the tasks of moving around the house, let alone for sport. And thirdly, I would doubt that anyone of the Paralympians is counting pennies everyday to make sure the money is enough to live. And is if that is not enough, I am looked by others as unworthy, as the one who "gave" up. I can see it in the way they look at me. People see athletes with all sorts of impairments on the TV and they go on thinking that we are all like that, that we can all go out and about, to do sport, and therefore, why not doing some work as well? After the Paralympics, people started to ask me why don't I go and do some Boccia or something... Well, I am sorry if I disappoint you, but I am too busy trying to survive! I'm sorry if I dont have time, motivation or inclination for sport!

Paralimpícos? Como é que isso me ajuda? Primeiro, qualquer semelhança entre as vidas daqueles atletas e a minha é pura coincidência. Eu não consegui ver nas imagens de TV um atleta que fosse com uma deficiência semelhante à minha. Em segundo lugar, eu mal tenho energia para as tarefas de se mover ao redor da casa, muito menos para o desporto. E em terceiro lugar, duvido que algum daqueles atletas passe cada dia contando o dinheiro para se certificar de que é suficiente para viver. E ainda por cima, depois dos Paralímpicos, eu sou olhada por outras pessoas, incluindo pessoas com deficiência como indigno, como aquele que "desistiu". Pode vê-lo da maneira que eles olham para mim. As pessoas vêem os atletas com vários tipos de deficiência na TV e ficam a pensar que somos todos iguais, que podemos todos sair de casa quando quisermos para fazer desporto, e por isso, porque não trabalhar também?
Depois dos jogos, começaram a perguntar-me por que razão não tentava ir fazer um pouco de boccia ou outro desporto menos exigente… Peço muita desculpa por desapontar as massas bem-intencionadas, mas estou demasiado ocupado a tentar sobreviver! Perdoem-me se não tenho o tempo ou inclinação para fazer desporto!

(these are fictious characters, based on many online comments made by people with impairments and on my own talks with Paralympic athletes)

(Estas são personagens fictícias, baseadas nos muitos comentários on-line sobre a problemática e a partir das minhas conversas com muitos atletas Paralímpicos)

No comments:

Post a Comment